Blog Home Baby Assessoria

Confira matérias e dicas no nosso blog :)
Categorias
Sem categoria

A importância dos avós para o desenvolvimento dos bebês

O ditado popular diz que os avós são “pais em dobro”. É claro, que os avós são apaixonados pelos seus netos. Mas você que é pai e mãe, já pensou a respeito da importância dos avós para o desenvolvimento dos bebês?

Ser avó e avô é como amar os filhos pela segunda vez, ou seja, é ter outra oportunidade de estar presente na criação de um bebê na família. Mas, dessa vez, essa criação será mais leve.

Cabe a você, papai e mamãe, incentivar o vínculo entre seu filho e os avós. Esse contato precisa ser maximizado. Para os avós que moram distante dos seus netos, é importante organizar visitas. Para os avós que moram perto, os encontros precisam ser constantes.

Amor, valores, brincadeiras, carinho, atenção e histórias são fundamentais para o desenvolvimento dos bebês e das crianças. É importante que todos do núcleo da criança, principalmente os avós acolham, abracem, cuidem e deem bastante amor.

A presença dos avós para os netos

Os avós têm um papel importante na vida familiar. Eles são elo fundamental para fortalecer e unir toda a família. Os avós conhecem toda a história familiar e devem passar essas histórias, os costumes e exemplos para outras gerações.

Os avós são muito pacientes com seus netos. Eles ensinam que pequenos gestos são importantes como pedir desculpas, agradecer, ser solidário e fraterno e pedir licença.

Quando os avós se envolvem no desenvolvimento dos bebês, lhes favorece a autoestima, eles se tornam mais atenciosos, desenvolvem o lado criativo e imaginário, entre outros benefícios.

Essa relação também é boa para os avós. Ela mantém os avós saudáveis, com a mente ativa e os afasta da depressão.

Os avós têm muito influência no desenvolvimento dos bebês e das crianças. Eles ensinam o respeito pelos mais velhos, protegem, amam incondicionalmente, brincam, conversam, contam histórias e ensinam músicas.

A importância dos avós para os netos

A relação entre os avós e os netos precisa ser constante. Os principais aspectos que garantem a importância dos avós para o desenvolvimento dos bebês e das crianças são:

Árvore genealógica – Os avós mostram a história da família para seus netos. Eles fazem a criança entender toda estrutura familiar.

Sustentabilidade financeira – Geralmente, os avós já têm uma vida financeira sólida. Muitas vezes, eles ajudam os seus netos a entender sobre economia, combater o desperdício, entre outros.

Alívio na rotina dos pais – Os pais modernos têm uma rotina intensa. Muitas vezes, eles ficam ausentes. Por isso, é fundamental a presença dos avós para suprir essa ausência e estreitar a relação entre eles.

Recreação – É na casa dos avós que acontecem as confraternizações, festas, atividades de lazer e outros momentos familiares que vão encher as crianças de memórias.

Apoio emocional – Os avós oferecem conselhos, encorajamento e conforto para seus netos. Conflitos entre pais e filhos são normais, e os avós se tornam intercessores nessa relação.

Mentoria – A importância dos avós para o desenvolvimento dos bebês e das crianças está na transmissão e no ensinamento dos conhecimentos de vida e das habilidades práticas. Os avós ajudam os bebês e as crianças à descobrirem o mundo.

Agora que você já sabe tudo sobre a importância dos avós para o desenvolvimento dos bebês e das crianças, quer saber outras dicas sobre seus filhos? Clique aqui.

Por Debora Criativando
Baixe nosso e-book

Cadastre-se e receba novidades

    Falar agora.
    Chamar no Whatsapp!
    Olá! Tudo bem?
    Está precisando de ajuda?