Blog Home Baby Assessoria

Confira matérias e dicas no nosso blog :)
Categorias
Gestante

Pega correta: Como ofertar a mama para o bebê?

Em todas as minhas redes sociais, sempre recebo diversas dúvidas das minhas seguidoras, principalmente dúvidas relacionadas a amamentação. Arrisco a dizer que a maioria é sobre sentir dor na hora de amamentar o bebê. Será que isso é normal ou está relacionado a pega correta?

Por isso, para ajudar vocês nesse assunto tão polêmico e importante, resolvi falar um pouco sobre como ofertar a mama para o bebê e garantir assim, a pega correta na hora da amamentação. Vamos lá!?

Devo ofertar a mama em “C” ou em “Tesoura”?

Uma pega correta é quando a boquinha do bebê envolve toda a auréola do seio e não apenas só o mamilo. Por isso, quando o bebê está amamentando, a visão que a mãe deve ter é da boca do bebê totalmente aberta, a boca dele não esteja bem aberta, pode ser um sinal de que a pega está errada e ele está mamando pegando apenas o mamilo.

Vale lembrar também, que não adianta ofertar a mama de forma correta para o bebê se você não prepará-la antes. Por isso, as massagens, feitas corretamente, antes da amamentação são tão importantes. Jamais, em hipótese alguma, oferta uma mama “rígida” para o bebê. A mama e a auréola devem estar “molinhas”, dessa forma, ficará ainda mais fácil dele realizar a pega corretamente.

E por fim, a forma correta de ofertar a mama para o bebê é em “C” e não em tesoura! Segurando sempre com os seus dedos fora da região areolar do seio, para que o bebê tenha acesso a essa região na hora da pega.

Como identificar se a pega está correta?

Existem algumas formas que podem ajudar a mamãe que está amamentando a identificar se a pega do bebê está correta. Uma dessas formas, que já citamos acima, é observar se a boquinha do bebê está bem aberta na hora da amamentação e em torno da região areolar da mama.

Além disso, observar como a mama fica após a amamentação, também pode indicar se a pega do bebê está correta. Caso o mamilo, após a amamentação fique em forma de “batom”, isso pode ser um sinal de que a pega não está certa!

E não é só a mamãe que consegue identificar uma pega correta. Se alguém estiver observando a mamãe amamentar, essa pessoa pode ajudar também, basta observar o movimento da mama da mãe, da cabeça do bebê e da orelhinha dele, que precisam estar fazendo um movimento de “vai e vem”, pois não tem como o bebê engolir o leite, sem esses movimentos.

Outras formas de identificar uma pega correta é se a sugada é ritmada e principalmente pelo cansaço do bebê, pois quando um bebê mama adequadamente, ele cansa! Então, observe se o bebê transpira, principalmente, na região do buço e da nuca.

Essa são só algumas formas que podem te ajudar a identificar se a pega está correta, mas se ainda assim você estiver enfrentando dificuldades na hora de amamentar ou está gestante e tem medo por não se sentir preparada para a fase da amamentação? Entre em contato com a nossa equipe e saiba como nós da Home Baby Assessoria podemos te ajudar a passar por essa fase de uma maneira mais fácil, confortável e confiante.

Por Equipe Home Baby
Baixe nosso e-book

Cadastre-se e receba novidades

    Falar agora.
    Chamar no Whatsapp!
    Olá! Tudo bem?
    Está precisando de ajuda?