Blog Home Baby Assessoria

Confira matérias e dicas no nosso blog :)
Categorias
Sem categoria

Como cuidar da saúde bucal do bebê

É muito importante cuidar da saúde bucal do bebê, desde os primeiros meses de vida, bem antes do primeiro dente nascer. Isso pode ajudar a reduzir problemas odontológicos.

Mesmo sem mastigar, o recém-nascido tem contato com açúcar. Ele está presente no leite materno. Por isso, cuidar da saúde bucal do bebê é fundamental. Para garantir que os dentes de leite não sejam suscetíveis a cáries e infecções.

Saúde bucal do bebê

Uma boa saúde bucal do bebê começa a partir da higiene dentária da própria mãe. Diversas bactérias chamadas de “streptococcus mutans” podem provocar doenças e serem transferidas de mãe para filhos. Maus hábitos alimentares ajudam a aumentar a produção dessas bactérias.

Por isso, é importante durante a gravidez agendar uma consulta com o dentista a cada 3 meses para cuidados básicos e limpeza. Após o nascimento do bebê e até o seu primeiro ano de vida, é importante limpar as gengivas do bebê, pelo duas vezes ao dia, durante a manhã e à noite.

Também, é aconselhável fazer a limpeza após as amamentações para prevenir o acúmulo de comida e o aparecimento de bactérias. A melhor forma de cuidar da saúde bucal do bebê nessa fase é enrolar o dedo indicador numa gaze úmida com água mineral fervida, mas em temperatura ambiente e limpa e com muita delicadeza limpar as gengivas.

Após o nascimento do primeiro dente

Assim que os primeiros dentinhos aparecerem, é importante começar a limpar com escova de dente e um creme dental sem flúor. A escova precisa ser de cerda macia, com cabeça pequena e cabo longo. A quantidade de creme é mínima, do tamanho de um grão de arroz cru.

Para cuidar da saúde bucal do bebê nessa fase, é importante apoiar a cabeça dele e escovar dente por dente, além da língua. Ao terminar a escovação, limpe a boca do seu filho com uma gaze molhada de água filtrada para retirar o creme dental. A escovação precisa ser feita pelo menos duas vezes ao dia.

Rotina divertida para escovar os dentes

A partir de um ano, as crianças costumam chorar no momento de cuidar da saúde bucal, por isso é importante criar distrações para ajudar nesse processo, como colocar músicas e vídeos educativos sobre higiene dentária.

A criança precisa associar que escovar os dentes é algo prazeroso e divertido. Dessa forma, ela não vai criar traumas. Por isso, é importante apostar em escovas de dentes com personagens, música ambiente, pastas dentais coloridas, entre outros.

Chame a criança sempre após o final de cada refeição, aproveite esse momento e converse sobre a importância de cuidar da saúde bucal. Quanto mais dentes de leite nascerem, o ideal é que a criança comece a escovar os dentes sozinhas. Nesse momento, os pais devem ensinar a seu filho a usarem o fio dental.

Supervisione esse processo nos primeiros dias para garantir que a limpeza ficará adequada. É importante manter um banquinho perto da pia para ajudar seu filho nesse processo.

Consulte o dentista para cuidar da saúde bucal do bebê

A visita ao dentista regular é importante para prevenir as cáries e ajudar na limpeza bucal do seu filho. Esse acompanhamento é fundamental para que os pais adquiram hábitos saudáveis de higiene bucal.

A saúde bucal do bebê é essencial para promover o crescimento dos dentes saudáveis do seu filho e manutenção da saúde geral como um todo.

Viu como é imprescindível manter os hábitos saudáveis do seu filho desde os primeiros dias de vida? Ficou com alguma dúvida, fale com nossos consultores.

Por Debora Criativando
Baixe nosso e-book

Cadastre-se e receba novidades

    Falar agora.
    Chamar no Whatsapp!
    Olá! Tudo bem?
    Está precisando de ajuda?